<< Voltar para o BLOG

Período de férias: Como aproveitar?
Então chegamos em dezembro mais uma vez, fim de ano, época de festas, decorações chamativas, eventos, viagens e também do tema principal aqui: férias ou talvez só o bom e velho recesso que deve ser o mais comum para quem está aqui. Mesmo que por só alguns dias, temos oportunidade de descansar depois de mais um ano louco de pandemia, podemos ficar em casa, sair, fazer planos, aproveitar o tempo livre, passar um tempo com a família. Enfim, uma ótima oportunidade para aproveitar o momento e a companhia de todos, principalmente das crianças que estão nas férias escolares aproveitando para brincar, jogar, assistir seus vídeos, programas e se divertir.
Em tempos corridos como o que vivemos, um momento de tranquilidade e liberdade como este de fim de ano pode ser quase como de ouro, afinal com que frequência bate de todo mundo estar livre? Infelizmente costuma ser raro e precisamos trabalhar com a realidade, mas felizmente a do momento nos dá oportunidade de estar ao lado das nossas crianças vivendo momentos especiais, criando memórias e embarcando nas tantas fantasias e encantos do natal.
Com certeza o fim de ano é uma época ímpar, mas é igualmente uma época para ter atenção e cuidado, porque nem sempre tudo acontece de forma tão simples, não é mesmo? Falando de forma mais direta: estamos entrando nas férias, momento de quebra de rotina e estamos chegando nas festas de fim de ano com suas luzes, multidões, barulhos e só com isso já temos um verdadeiro prato cheio.
É natural se encher de preocupações depois que paramos para pensar desse jeito, mas vamos com calma e com uma coisa de cada vez para não nos sobrecarregarmos. Preparação e organização são bem importantes nessa situação, parar para pensar e identificar possíveis situações que possam se complicar e a partir disso adiantar formas de contornar possíveis problemas.
Primeiro é importante fazer com que a mudança de rotina não seja tão sentida, garantir atenção e companhia às crianças para amenizar a quebra e dar suporte nesse momento estressante. Idealmente seria ótimo começar o nosso período de férias junto delas para fazer tudo isso, mas com certeza está em cima demais para quem já não tinha marcado, mas não tarde demais para recorremos a nossa rede de apoio. É uma boa alternativa para quem está nessa situação tentar combinar para familiares e amigos próximos lhe substituírem, principalmente nos primeiros dias de férias escolares.
Em outras situações precisamos reconhecer limites e encontrar possibilidades. Digo com isso que precisamos saber que situações são árduas e como podemos deixá-las mais amenas. Se é difícil estar no meio da multidão que costuma ter nessa época, então talvez pensar em locais ou horários alternativos para fugir delas. Combinar de antemão nas reuniões e festas o que se evitar para não provocar as crianças, talvez também procurar locais e ambientes mais tranquilos para abafar sons ou fugir um pouco de momentos mais agitados.
São com certeza muitas possibilidade para pensar e tentamos aqui dar uma pequena pincelada no que pode ser a realidade de muitos, porém esse acaba sendo o limite do que conseguimos tratar em um breve texto e por isso lembramos de sempre procurar os profissionais que estão acompanhando, certamente terão grandes contribuições para trabalhar e contornar situações. Enfim, desejamos a todos a possibilidade de aproveitar esses dias e um bom fim de ano.
Sobre o autor: Pedro Rezende (CRP:11/16462), psicólogo clínico formado pela Universidade de Fortaleza

