O Instituto
OInstituto Sintonia surgiu do sonho de fazer mais, por mais pessoas!! Nossa equipe transdisciplinar foi escolhida com muito carinho e critério, formando uma família de profissionais altamente capacitados e leais aos nossos valores e metodologia.
Acreditamos que esse seja o primeiro passo para proporcionarmos as nossas crianças um atendimento amoroso, respeitoso, acolhedor, técnico e ético.
A estrutura física foi planejada para oferecer conforto, descontração, e um ambiente capaz de acolher de maneira humanizada e técnica.
Acreditamos que mesmo com a escolha minuciosa de nossa equipe, a qualificação e capacitação constantes de nossos profissionais, uma intervenção estudada, comprovada e em constante evolução, a construção de um espaço físico para proporcionar qualidade nos atendimentos e conforto para às famílias não seriam suficientes para concretizarmos a grandeza de nosso sonho, precisamos acrescentar nosso grande diferencial: O AMOR PELAS PESSOAS E PELA CAUSA, isso é o que nos move, somos integralmente dedicados e presentes para que todos em qualquer instante, sejam recebidos e tratados com amor e respeito.
Estamos atentos às etapas de forma individualizada, desde o primeiro contato.
Aqui as famílias têm respostas e acompanham os resultados!
Estamos sempre prontos para fazermos nosso melhor para que todos se sintam
em SINTONIA com sua família!

Tornar nossas crianças autônomas e independentes, através do amor, ciência e comprometimento.

Sermos referência nacional no tratamento do espectro autista.

Comprometimento com o desenvolvimento das crianças, profissionais e ser humano. O amor pelas crianças e pela causa é o que nos move, somos integralmente dedicados e incansáveis para que todos em qualquer instante, sejam recebidos e tratados com amor e respeito.
Estamos sempre prontos para fazermos nosso melhor para você se sentir em SINTONIA com sua família!

O que é ABA?
ABA é a ciência que estuda o comportamento humano e produz técnicas baseadas em evidências científicas que são aplicadas em várias áreas, incluindo procedimentos de intervenção específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) são individualizadas e personalizadas, levando em considerações as potencialidades, necessidades de cada criança e sua família.
potencialidades, necessidades, preferências e circunstâncias ambientais de cada criança e família.
A terapia ocupacional está intimamente ligada ao desenvolvimento infantil, seus marcos e como estimulá-los, principalmente por meio do brincar. O brincar é a atividade principal desta faixa etária e é através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem.
Especificamente na criança autista a Terapia Ocupacional estimula áreas que são essenciais para o desenvolvimento de criaças com TEA, como brincar funcional, interação social, independência e autonomia nas atividades de vida diária e vida prática, suporte e adaptação escolar e auxílio na comunicação.
Outra prática também exercida pela T.O. para o público autista é a Terapia de Integração Sensorial, visto que grande parte dessa população apresenta disfunção sensorial, como hipo ou hiperresposta a estímulos sensoriais táteis, auditivos e/ou vestibulares.
A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, sendo assim, o especialista da área implementa um conjunto de atividades que ajudam as crianças a desenvolverem suas habilidades de forma individual. A psicomotricidade contribui para as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo a desenvolverem a parte sensorial, motora, linguagem e a capacidade de perceber ambientes sociais.
O Psicólogo (analista do comportamento), tem como foco principal atuar em comportamentos que são socialmente relevantes e diminuir comportamentos inadequados. É o responsável por realizar as avaliações comportamentais, elaborar o plano de terapêutico singular (PTS), acompanhar e supervisionar a aplicação dos programas e analisar os dados do desenvolvimento da criança.
A educação física é mais uma ferramenta que pode ser usada no desenvolvimento de habilidades na criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), implementando exercícios que contribuem para o equilíbrio, coordenação, flexibilidade e em especial, no que cabe às aptidões sociais e motoras. A ausência de atividade física na rotina do autista pode impactar na sua autonomia para realizar tarefas como caminhar, virar-se, vestir uma roupa.
Uma das características do TEA é o comprometimento da linguagem e comunicação (verbal e não verbal), sendo estes frequentemente os primeiros indícios de um dos espectros do autismo.
Por meio da intervenção de um fonoaudiólogo no desenvolvimento da criança com autismo.é possível reduzir impactos do TEA na audição e na fala contribuindo também para ampliação da independência cognitiva e funcional do autismo, levanda a facilitar a interação social.
Pessoas com TEA possuem atraso em desenvolvimento de fala e linguagem causando prejuízo em habilidades comunicativas. O papel do fonoaudiólogo é promover o desenvolvimento de habilidades verbais e não verbais. Para o desenvolvimento da comunicação verbal são inseridos programas baseados em comportamento verbal e programas específicos de fonoaudiologia com o trabalho da motricidade orofacial.
A comunicação alternativa que utilizamos é o PECS (Sistema de comunicação baseado em trocas de figuras) que tem como fundamento a análise do comportamento e que permite que as crianças consigam se comunicar de forma eficiente e independente.
O fonoaudiólogo também é responsável pelo manejo da seletividade alimentar, avalia questões orgânicas das funções da mastigação e deglutição bem como os comportamentos envolvidos no ato de se alimentar. Insere novos estímulos e propicia novas experiências alimentares para melhora da alimentação da criança.
A musicoterapia pode ajudar as crianças com TEA a melhorar suas habilidades em áreas importantes, como interação social e comunicação. Atividades relacionadas à música envolvem imitação e sincronização proporcionando o desenvolvimento da cognição social.

