Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem sido frequentemente diagnosticado em todo o mundo e configura-se como um transtorno que requer atenção de pesquisadores e profissionais da saúde.
Os critérios mais recentes para o diagnóstico do TEA, segundo o Manual de Diagnóstico de Saúde Mental (DSM-V, APA, 2013) apontam como características deste transtorno: Déficit na comunicação e na interação social, que se manifestam, por exemplo, por dificuldades em retribuir afeto, estabelecer comunicação, compartilhar interesse e formar vínculos.
O indivíduo diagnosticado com TEA apresenta também padrões de comportamentos restritos
e repetitivos
Além disso, crianças diagnosticadas com TEA apresentam dificuldades em se adequar a novas rotinas. Estes comportamentos costumam ser observados precocemente no desenvolvimento da criança, podendo se manifestar quando as exigências sociais começarem a surgir.
O diagnóstico do TEA é baseado em uma avaliação qualitativa dos comportamentos do indivíduo, em virtude da ampla variação na expressão comportamental adicionada a uma etiologia ainda desconhecida.
Mesmo com as dificuldades apresentadas é importante ressaltar que a pessoa com autismo consegue ter uma vida de qualidade.
Através da intervenção fundamentada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Instituto Sintonia realiza um trabalho com excelência focado para o desenvolvimento individual da criança com TEA. Estamos atentos às etapas de forma individualizada, desde o primeiro contato, passando pela avaliação até o acompanhamento total do desenvolvimento de cada criança.
* Fique tranquilo não enviaremos spam. ;)