Realizamos intervenções baseadas na Analise do Comportamento Aplicada ( ABA), derivadas da Analise experimental do comportamento do behaviorismo skinner. Um dos principais objetivos é intervir em comportamentos socialmente relevantes.
O serviço de atendimento baseado em ABA do INSTITUTO SINTONIA disponibiliza uma intervenção comportamental na modalidade abrangente, procura promover a aprendizagem em diversas áreas do desenvolvimento, como linguagem, habilidades sociais, acadêmicas, autocuidado, entre outras.
A equipe transdisciplinar tem como objetivo a construção de um conhecimento integrado, presente desde a avaliação inicial até a aplicação do plano terapêutico. Isso significa que não há uma barreira entre os saberes. A psicóloga pode, por exemplo, contribuir no trabalho do
fonoaudiólogo que, por sua vez, pode intervir junto do terapeuta ocupacional e assim em diante, respeitando, claro, os limites éticos de cada
área. Assim, além das reuniões de planejamento e avaliação contínua, algumas intervenções podem ser feitas em conjunto e devem estar sempre
alinhadas entre si.
ABA (Applied Behavior Analysis), ou Análise do Comportamento Aplicada, é a ciência que estuda o comportamento humano e produz técnicas aplicadas em várias áreas, incluindo procedimentos de intervenção específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As intervenções em ABA são personalizadas levando em considerações as potencialidades, necessidades, preferências e circunstâncias ambientais de cada criança e família.
Uma das principais características do TEA é o comprometimento na comunicação verbal e não verbal, sendo, inclusive, um dos primeiros sinais que leva os familiares a procurarem ajuda profissional. Os fonoaudiólogos são os trabalhadores especializados nessa área, tratando dos distúrbios da fala e da linguagem. Ainda no processo de avaliação e construção da intervenção, do qual também fazem parte, esses profissionais mapeiam, de acordo com as características do caso, que habilidades precisam ser desenvolvidas e/ou aprimoradas. O trabalho pode variar desde exercícios para fortalecer alguns músculos específicos, como os da boca, mandíbula e pescoço até o treino de imitação de sons e compreensão de linguagem corporal. Para autistas não verbais, o fonoaudiólogo pode também trabalhar a comunicação ampliada e alternativa, oferecendo outras formas de interlocução que facilitem sua expressão. Todo esse processo, além de aumentar a probabilidade de aquisição da fala em muitos casos, resulta também em ganhos na cognição e na interação social através da conquista de uma comunicacão mais funcional.
Uma outra área que merece destaque é o terapeuta ocupacional. Considerando outros aspectos muito comuns nos casos de autismo, como a restrição de interesses, os comportamentos repetitivos, os problemas sensoriais e a dificuldade de abstração que atrapalha o desenvolvimento da imaginação, o trabalho desses especialistas torna-se fundamental. Eles atuam através de uma variedade de estratégias que possibilitam uma melhor adaptação ao ambiente, isto é, suas atividades promovem as competências necessárias ao espaço escolar e outros ambientes que fazem parte do dia a dia da criança, potencializando sua autonomia. O trabalho realizado pode englobar tarefas de cuidados pessoais, como escovar os dentes e amarrar cadarços do sapato, até algumas atividades de integração sensorial, como a exposição controlada a determinados estímulos, proporcionando uma maior organização e regulação. Todo esse trabalho resulta em uma maior autoconfiança e independência da pessoa com TEA.
Engenheiro civil e de Rigging, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e com MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Araraquara (2014). Cursou inglês e tem buscado se aperfeiçoar no idioma. Teve passagem por importantes empresas, como: Azevedo & Travassos Engenharia, Interenge Construções, Galvão Engenharia e Geotec Engenharia Ambiental. Mesmo com uma carreira sólida na área de exatas, o lado de Humanas sempre bateu forte em seu coração. Tinha um sonho de trabalhar com crianças e por uma " Coincidência" do destino, conheceu a Roberta que tinha o mesmo objetivo de Vida. Construindo assim as duas coisas mais importante de suas vidas: A FAMILIA E O SINTONIA!
Fundadora e idealizadora do projeto. O Instituto Sintonia nasceu através de um sonho de Roberta, em prestar um serviço de excelência e presteza para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pensado e criado para tornar o seu humano autônomo e independente, através do amor, ciência e comprometimento.
Atua como Consultora, Supervisão e Treinamento em ABA para crianças autistas em diversos estados do Brasil. Foi Coordenadora Geral do Setor ABA na Imagine Tecnologia Comportamental, cargo em que era responsável por todos os serviços de intervenção comportamental em ABA, Atuou como docente voluntária e pesquisadora associada no Departamento de Psicologia da UFSCar de 2013 a 2019, Foi pesquisadora de Pós-doutorado no Instituto LAHMIEI Autismo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar de 2013 a 2019, onde ainda é docente do curso de especialização (nível Pós-graduação Lato Sensu) em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Outros Atrasos de Desenvolvimento e Linguagem, em que orienta trabalhos de conclusão de curso e é membra do conselho de coordenação desde 2014. É editora associada da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) e revisora dos periódicos European Journal of Behavior Analysis, Acta Comportamentalia, parecerista técnica da Agência de Fomento à Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MackPesquisa). É associada da ABAI (Association of Behavior Analysis International), da ABPMC (Associação Brasileira de Ciências Comportamentais), da SBP (Associação Brasileira de Psicologia) e da ACBR (Associação Brasileira de Análise do Comportamento), na qual foi eleita membra do conselho diretor no cargo de Representante Junto à Outras Associações, para a gestão 2016-2017. Foi membra fundadora do Professional Advisory Board do IBAO (International Behavior Analysis Organization), associação de analistas do comportamento em âmbito internacional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolve pesquisas aplicadas sobre procedimentos de ensino de linguagem e sobre intervenções comportamentais para crianças autistas. Faz trabalhos de divulgação científica no portal Science Blogs Brasil, em que escreve e edita o blog O Divã de Einstein.
Mulher, mãe, psicóloga
(PUC-BH) CRP 11/09730. Doutora e Mestra em Teoria e pesquisa do Comportamento (UFPA-PA). Especialista em Gestão de Pessoas (IESPES-PA). Especialização (andamento) em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) (BemHumano-RJ). Foi CEO de uma das maiores empresas de análise do comportamento do Nordeste. Trabalhou como Coordenadora de curso de Psicologia, como Docente de graduação e pós-graduação e cursos livres, como Psicóloga Técnica em instituição de adolescentes com privação de liberdade. Atualmente é sócia-fundadora da Realize ABA atuando como consultora em OBM para clínicas de ABA para TEA e docente pela Atalea Cursos com cursos voltados para a gestão de desempenho nas organizações, gerenciamento estratégico e saúde e bem-estar. É sócia-fundadora da Flamboiã ABA atuando supervisora sênior para equipes de atendimento domiciliar ao autista. Por fim, é sócia-fundadora do Instituto Florescer atuando como terapeuta contextual para o público feminino e auxiliando no empoderamento e despertar de mulheres.
* Fique tranquilo não enviaremos spam. ;)